Controle de moscas e carrapatos em Vitória – ES: Conheça suas características e sinais de infestação

No post anterior falamos sobre o controle de ratos e baratas em Vitória – ES e hoje vamos falar das moscas e carrapatos. Confira!

Moscas

Musca doméstica é o nome dado cientificamente e é considerado um dos insetos mais encontrados por todo o Brasil. Quando pousa em comidas, acaba contaminando de bactérias e por esse motivo tem disso responsável por inúmeras propagações de doenças, por isso a importância de contar com o controle de pragas em Vitória – ES.

O ciclo de vida de uma mosca varia de 25 a 30 dias, enquanto a reprodução pode chegar até 800 ovos durante toda a sua vida e somente com o serviço de controle de pragas em Cariacica – ES para eliminar esse tipo de inseto.

Dentre os principais sinais de infestação das moscas que podem necessitar o serviço de controle de pragas em Serra – ES estão:  pequenos grupos de manchas escuras (do tamanho de uma cabeça de alfinete) – em sistemas de iluminação, tetos e superfícies das paredes; presença regular de moscas – um grande número de moscas ao redor de lixeiras ou de outros recipientes para resíduos pode indicar um problema mais grave e larvas – a existência de moscas na sua fase larval pode indicar um potencial local de reprodução na sua propriedade. Você pode encontrar larvas em áreas de resíduos e de deterioração de alimentos.

Para evitá-las é preciso tomar algumas medidas preventivas, como evitar deixar alimentos perecíveis expostos e contar com um serviço de controle de moscas em Vila Velha – ES.

Moscas Varejeiras

A Mosca-varejeira é a designação comum a diversas moscas, de várias famílias, que depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição. Seu nome se deve ao fato de seus ovos serem conhecidos pelo termo “vareja”, e suas larvas esbranquiçadas por bicheira. Também é conhecida pelos nomes biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, mosca-vareja, beronha ou simplesmente varejeira.

É responsável pela transmissão do berne, ou miíase, afecção parasitária devida à infestação dos tecidos ou cavidades do corpo por larvas de insetos, especialmente a mosca varejeira e por isso a importância de contar com o controle de moscas em Vitória – ES

As moscas-varejeiras vivem em média 12 dias e em sua curta vida, uma fêmea pode botar entre 500 a 800 ovos. Botam ovos em carne morta (em decomposição) ou tecidos vivos de mamíferos (principalmente em feridas).

São muito comuns em locais com presença de lixo exposto, matadouros de gado, feiras de rua e pocilgas e para evitar esse tipo de inseto é preciso não deixar restos de alimentos no ambiente e em caso de infestação contar com um bom serviço de controle de moscas em Vitória – ES.

Carrapatos

De nome científico Argasidae e Ixodidae (Familias), os carrapatos possuem cor avermelhada e pertencem a família de Rhipicephalus sanguíneos. Muito comum em locais urbanos, parasitam no cão doméstico, podendo, no entanto, infestar também outros animais, como gatos e coelhos e ainda atacar búfalos, camelos, bovinos, cavalos, ovelhas e até morcegos.

Além de causar grande desconforto, perda de sangue e conseqüente anemia, pode também transmitir infecções causadas por protozoários como Babesia canis e outros micro-organismos e até mesmo paralisia em cães.

Todos esses problemas podem trazer sérias consequências, pois espalham ovos e larvas pelo ambiente, nas paredes, churrasqueiras, móveis e canis, onde são facilmente encontrados e qualquer sinal de infestação é preciso solicitar o controle de pragas urbanas em Vitória – ES.

As fêmeas adultas podem atingir até 11 mm de comprimento, possuem coloração marrom-avermelhada e os machos medem cerca de 3,5 mm e são mais escuros. É uma espécie que parasita três hospedeiros diferentes, comprometendo seriamente a saúde de cada um deles e somente com o controle de pragas para eliminar esse tipo de inseto de maneira que seja eficiente.

A larva tem seis pata e após o período curto de ecdise, perde a pele e se transforma em uma ninfa como oito patas, que busca outros hospedeiros, e após fixar-se, alimenta-se por uma semana deixando-se cair novamente no chão. Caso não encontre hospedeiros, as larvas podem sobreviver até 568 dias sem se alimentar, sendo, portanto, muito resistentes. As ninfas também suportam longos períodos sem alimento, podendo sobreviver até 180 dias.

Dependendo da umidade e temperatura, as ninfas se transformam em adultos entre duas e três semanas. Os adultos iniciam a cópula quatro dias após e sua fixação nos hospedeiros e as fêmeas se tornam ingurgitadas entre 6 e 50 dias, quando então podem abandonar os cães e começam a postura, que pode durar até 29 dias, depositando-se 4.000 a 5.000 ovos cada uma.

A postura é feita em frestas, debaixo de pedras, folhas secas, ou até na cobertura dos canis, já que as fêmeas podem escalar até 4 metros de altura. Em 4 dias começa a eclosão dos ovos, que, em grupo de milhares, recomeçam o processo, irritando cães e seus donos. Os adultos são a fase mais resistente e podem sobreviver até 580 dias sem hospedeiro. Para a prevenção dessa parasitose, os meios que mais têm funcionado são as aplicações utilizadas no controle de pragas em Vitória – ES.

Se atentar aos sinais de infestação de moscas e carrapatos é essencial solicitar o serviço de dedetização em Vila Velha – ES para combater tais pragas. No próximo post, vamos falar sobre as traças, escorpiões e aranhas! Aguardem!